[Tim] está recebendo seu drone pronto para a competição autônoma de veículos autônomos de Sparkfun em 8 de junho. Ele tem um bom começo, mas estava tendo alguns problemas medindo com precisão a distância de viagem. A técnica que ele escolheu para a tarefa era colar os ímãs nos eixos do veículo e monitorá-los com um sensor de efeito hall. Esses sensores são finicky e alguns problemas durante o teste levou-o a olhar para um sistema redundante. Agora ele está experimentando adicionando um sensor de mouse óptico para o veículo autônomo.
Recentemente, vimos o mesmo conceito usado, mas foi feito para rastrear o movimento de um automóvel de tamanho normal. Se puder funcionar nesse aplicativo, deve ser perfeito aqui desde que o veículo está muito mais próximo do solo e será usado em condições ideais (pavimento plano com clima claro). [Tim] Rachado abriu um velho Mouse HP que ele estava deitado por aí. Dentro ele encontrou um sensor Avago ADNS-5020. Depois de pegar a folha de dados, ele descobriu que é simplesmente um dispositivo I2C. Acima você pode ver o Arduino Leonardo que ele usou para os primeiros testes.
[Tim] Codificou funções para monitorar o chip, incluindo alguns interessantes como medir como a superfície abaixo do sensor é. Isso traz uma pergunta, há limite de quão rápido o veículo pode viajar antes que o sensor falhe em relatar com precisão?