‘Boy, desejo que a framboesa Pi tinha um porto SATA’. Este é o fundamento que ecoa pela Internet, e pela primeira vez, a internet não está errada. Um porto SATA – ou qualquer conector para um disco spinny grande e mudo – seria um ótimo complemento ao ecossistema de framboesa PI.

[Alanh] A entrada para o prêmio Hackaday é exatamente o oposto do que todo mundo quer. O netpi-ide é um emulador de disco IDE do ATA paralelo que transforma um zero de raspi barato em um disco rígido grande, mudo e indeciso. Coloque este criador na sua battlestação do Windows 98 Starcraft, e você tem um disco rígido que você pode entrar.

Como em qualquer construção envolvendo muitos dados, a largura de banda é importante. A maior interface de largura de banda nas portas GPIs do PI é a interface SPI. [ALANH] está pendurando uma rede Machxo2 FPGA fora da porta SPI e usando isso para emular um disco. No futuro, ele vai dar um passo para o Ice40HX da treliça mais aberta, compatível com a cadeia de síntese de icéster de código aberto.

O conjunto de recursos para este projeto inclui emulação de disco IDE adequada com tamanhos que variam de 10 megabytes a 8 gigabytes verificados até agora. Se você precisar de algo maior, você não precisa de uma unidade IDE. Um redirecionador de DOS permite a montagem de qualquer diretório arbitrário para uma letra do DOS Drive, uma interface de rede virtual transforma este projeto no Cloud ™, e um console serial é mapeado para registros ide não utilizados, permitindo que qualquer sistema de host fique login no PI sem quaisquer cabos externos .

Embora não seja o que todo mundo quer em um PI, este é um projeto notavelmente legal. Drives PATA estão ficando velhos e os sistemas que os apoiam são também. Se você quiser manter esses RetroComputadores em execução, temos que começar a planejar agora, e não há melhor maneira de fazer isso do que com hardware barato e chaves de ferramentas de código aberto.

O Hackadayprize2017 é patrocinado por:

Leave A Comment

Recommended Posts