de Arduino, vimos projetos testam a vida útil de um EEPROM antes, mas esses projetos só verificam as fichas eeprom discretas. [John] em Tronixstuff teve uma ideia diferente e partiu para testar o EEPROM interno de um atmega328.
[John] A construção é apenas um escudo Arduino e LCD que escreve o número 170 para a memória em um passe e o número 85 no próximo passe. Como esses números são 10101010 e 01010101 em binário, cada bit é virado virado uma vez a cada execução. Acreditamos que isso pode ser melhor do que escrever 0xff para cada corrida – os leitores de Hackaday são bem-vindas a comentar essa implementação. O Arduino estava conectado a uma parede de parede e sentou-se, “atrás de um sofá por alguns meses”. O EEPROM viu o primeiro erro de gravação após 47 dias e 1.230.163 ciclos. Esta é uma compra de magnitude melhor que a especificação na folha de dados do Atmel, mas semelhante aos resultados de experiências semelhantes.
Nós cobrimos um projeto semelhante, o Flash Destroyer, no ano passado, mas que verificou um EEPROM externo, e não a memória interna de um microcontrolador.
Confira o vídeo enormemente abreviado do assassino EEPROM após o intervalo.